De Olho na Arte de Aprender Arte para Ensinar com Arte

CLAARTES PRODUÇÃO ARTÍSTICA E EDITORIAL

CLÁUDIA RIEG BARON - Artista e Arte Educadora

ATUALIZADO EM 01 OUT 2005

BUSCA

MAPA DO SITE

 

O NOSSO FUTURO COM UMA VIDA CONHECENDO A ARTE

Nesta monografia a pesquisadora apresentou algumas possibilidades que um professor do Ensino Fundamental pode utilizar para dinamizar a sua tarefa de ensinar um conhecimento através da Arte.

A pesquisadora procurou despertar nos professores do ensino fundamental, com exemplos de atividades e teorias que apresentou ao longo do trabalho, a necessidade de uma atualização constante. Esta atualização leva o professor a uma Educação Continuada nos mais diversos tipos de conhecimentos e campos de atuação.

A pesquisadora apresentou nesta monografia uma opção de educação continuada para os professores do Ensino Fundamental através da Arte.
O fato gerador dessa idéia, oferecer uma opção de educação continuada para professores do Ensino Fundamental através da Arte, aconteceu após a pesquisadora iniciar seus trabalhos de Arte educadora e professora.

Sentindo as dificuldades que os professores do Ensino Fundamental encontravam para ensinar iniciou uma pesquisa que culminou na aplicação do "WORKSHOP O ENSINO DA ARTE" apresentado na parte 5. desta monografia.

Como conseqüência das atividades desenvolvidas no Workshop e em outras experiências apresentadas ao longo da monografia, a pesquisadora sugere que a disciplina de Arte pode ser uma OVERDISCIPLINA para o ensino de todos os tipos de conhecimentos.

A pesquisadora procurou enfatizar aos professores do Ensino Fundamental que a utilização da disciplina de Artes como Overdisciplina apresentou na prática a demonstração do poder transformador e a facilidade de relacionar essa disciplina com as demais.

Como essa monografia sugere uma educação continuada, ressalta a importância do trabalho de pesquisa que aqui apresentou e a constante continuidade deste. Chama a atenção aos professores do ensino Fundamental para a troca de experiências com outros profissionais e assim mostrou na parte 4. Experiências da Arte Educadora Cláudia Rieg Baron no Ensino Continuado da Arte as suas experiências como professora do Ensino Fundamental, Artista e Arte Educadora. Nestas experiências mostra como explorou o trabalho em equipe como um instrumento para construir valores junto aos alunos e alunos professores.

Amparada pelas idéias acima a pesquisadora concluiu que é necessário ensinar Artes para os professores do Ensino Fundamental e apresentou como opção de um início de educação continuada através da Arte, os passos para alcançar esse objetivo em seis partes abaixo resumidos.


 

Na parte 1., chamada de "Introdução", a pesquisadora explicou os objetivos, o modo de apresentação, as razões da pesquisa e oferece um caminho para o entendimento do trabalho pesquisado. Durante a introdução a pesquisadora procurou convencer o professor do Ensino Fundamental a acreditar na possibilidade de uma educação continuada através da Arte e a utilizar Artes como a 'OVERDISCIPLINA. Apresentou também os motivos que a levaram a buscar uma opção de educação continuada através do Ensino de Arte para os Professores do Ensino Fundamental.

Na parte 2. chamada de "Descobrindo a Necessidade do Ensino Contínuo da Arte", a pesquisadora apresentou reflexões de como sentiu a necessidade do ensino de Artes para os Professores do Ensino Fundamental e mostra como os alunos desses professores podem ser beneficiados, desenvolvendo a criatividade, desenvolvendo valores, abrindo as portas para um futuro sadio e com mais possibilidades para uma vida melhor.

Na parte 3., chamada de "A Leitura de Imagem no Ensino Contínuo da Arte", a pesquisadora apresentou aos professores do Ensino Fundamental exemplos de Leitura de Imagem e sua Fundamentação além de atividades práticas com as idéias defendidas na parte 2. . Vinculou as idéias dos diversos autores estudados com as idéias da pesquisadora, dando credibilidade às pesquisas e às experiências práticas realizadas.

Na parte 4. apresentada como "Experiências da Arte Educadora Cláudia Rieg Baron no Ensino Continuado da Arte", a pesquisadora apresentou aos professores do Ensino Fundamental as experiências que realizou antes durante e após o desenvolvimento das pesquisas que resultaram nesta monografia e que de acordo com a leitura de imagem e sua fundamentação apresentada na parte 3. fizeram com que acreditasse e levasse adiante a idéia de apresentar uma opção de Educação continuada através do Ensinar Artes para os Professores do Ensino Fundamental.

Na parte 5. a pesquisadora apresentou as atividades desenvolvidas durante a pesquisa com a aplicação do "WORKSHOP O ENSINO DA ARTE". Essas atividades foram realizadas em três escolas diferentes, escola pública estadual, escola pública municipal e escola particular, tentando atingir o maior número de profissionais possível, com diversos níveis de remuneração, tentando atingir profissionais de classes sociais diferentes e que ministram aulas para alunos de comunidades com diferentes níveis sociais.

 

Essa preocupação com os níveis sociais de professores e alunos foi para provar que a Arte desenvolve profissionais e alunos de qualquer padrão de vida, principalmente profissionais que atuam nas primeiras séries do Ensino Fundamental, que possuem uma responsabilidade muito grande em ajudar a formar a personalidade das crianças. O projeto mostra que Artes como Overdisciplina pode evitar a fragmentação do conhecimento e ajuda na formação de pessoas com um pensamento holístico.

Na parte 6., "Arte: A Overdisciplina do Ensino Fundamental", a pesquisadora apresentou aos professores do Ensino Fundamental a disciplina Arte como a Overdisciplina, apresentando uma definição semântica das palavras "over, arte e disciplina" com as quais justificou a palavra "Overdisciplina". Apresentou exemplos de como tornar realidade o relacionamento de Artes com os diversos conhecimentos ensinados no Ensino Fundamental. Os exemplos apresentados são de atividades desenvolvidas pela própria pesquisadora junto a alunos da primeira a oitava série do Ensino Fundamental que apresentaram resultados surpreendentes quanto a motivação e a auto estima desenvolvida pelos alunos participantes das aulas. Outra forma de avaliar a importância e interesse que os alunos apresentaram, foi através dos trabalhos apresentados pelos alunos em diversas exposições realizadas na escola e fora dela. O estímulo também foi criado com as oportunidades que surgiram em participar de diversos concursos e as premiações alcançadas pelos alunos participantes, como Feira de Matemática. Estimulada pelo entusiasmo que os alunos apresentaram após participarem de diversos concursos e feiras, a pesquisadora procurou iniciar um relacionamento entre a escola e empresas propondo que trabalhos desenvolvidos na escola pelos alunos fossem comprados pelas empresas. Acredita-se que os exemplos apresentados juntamente com a fundamentação teórica são fatos evidentes na transformação que poderemos alcançar colocando em prática esse projeto.

Finalmente, para que esse projeto produza resultados imediatos, num prazo relativamente curto, este deve ser iniciado em diversas frentes. Inicialmente a pesquisadora sugere disponibilizar essa monografia para leitura e consulta pedagógica em diversos locais freqüentados por profissionais da educação, principalmente cursos que formam professores do Ensino Fundamental. Como forma de divulgar e ensinar Arte como educação continuada para os professores do Ensino Fundamental, objetivo principal dessa monografia, a pesquisadora oferece o "WORKSHOP O ENSINO DA ARTE" como uma oportunidade de ensinar Artes para professores do Ensino Fundamental que já atuam nas escolas tanto particulares como públicas, para que possam passar a ensinar e aprender Artes juntamente com as crianças que atualmente são seus alunos. Simultaneamente, a pesquisadora propõe ensinar mais Arte nos cursos destinados a formar professores para o Ensino Fundamental, independente da disciplina, e em especial os que formam profissionais para lecionar nas primeiras quatro séries e educação infantil incluindo-se também os cursos que formam professores para ensinar Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Filosofia, Língua Estrangeira e outras mais que atingem os alunos do Ensino Fundamental. A pesquisadora acredita que essa é uma alternativa praticável e eficaz para tornar realidade o sonho de que "O Ensino da Arte para professores do Ensino Fundamental'', visa tornar o processo ensino/aprendizagem e a construção do conhecimento mais significativo e completo.

PÁGINA INICIAL
ESCULTURAS
DESENHO DE ROSTOS
CASAS TÍPICAS
PINTURAS

clique aqui!
by Banner-Link

Google
 
Web www.claartes.pro.br