Nesta monografia a pesquisadora apresentou algumas possibilidades
que um professor do Ensino Fundamental pode utilizar para dinamizar
a sua tarefa de ensinar um conhecimento através da Arte.
A pesquisadora procurou despertar nos professores do ensino fundamental,
com exemplos de atividades e teorias que apresentou ao longo do
trabalho, a necessidade de uma atualização constante.
Esta atualização leva o professor a uma Educação
Continuada nos mais diversos tipos de conhecimentos e campos de
atuação.
A pesquisadora apresentou nesta monografia uma opção
de educação continuada para os professores do Ensino
Fundamental através da Arte.
O fato gerador dessa idéia, oferecer uma opção
de educação continuada para professores do Ensino
Fundamental através da Arte, aconteceu após a pesquisadora
iniciar seus trabalhos de Arte educadora e professora.
Sentindo as dificuldades que os professores do Ensino Fundamental
encontravam para ensinar iniciou uma pesquisa que culminou na aplicação
do "WORKSHOP O
ENSINO DA ARTE" apresentado na parte 5. desta
monografia.
Como conseqüência das atividades desenvolvidas no Workshop
e em outras experiências apresentadas ao longo da monografia,
a pesquisadora sugere que a disciplina de Arte pode ser uma OVERDISCIPLINA
para o ensino de todos os tipos de conhecimentos.
A pesquisadora procurou enfatizar aos professores do Ensino Fundamental
que a utilização da disciplina de Artes como Overdisciplina
apresentou na prática a demonstração do poder
transformador e a facilidade de relacionar essa disciplina com as
demais.
Como essa monografia sugere uma educação continuada,
ressalta a importância do trabalho de pesquisa que aqui apresentou
e a constante continuidade deste. Chama a atenção
aos professores do ensino Fundamental para a troca de experiências
com outros profissionais e assim mostrou na parte 4. Experiências
da Arte Educadora Cláudia Rieg Baron no Ensino Continuado
da Arte as suas experiências como professora do Ensino Fundamental,
Artista e Arte Educadora. Nestas experiências mostra como
explorou o trabalho em equipe como um instrumento para construir
valores junto aos alunos e alunos professores.
Amparada pelas idéias acima a pesquisadora concluiu que
é necessário ensinar Artes para os professores do
Ensino Fundamental e apresentou como opção de um início
de educação continuada através da Arte, os
passos para alcançar esse objetivo em seis partes abaixo
resumidos.
|
Na parte 1., chamada de "Introdução", a
pesquisadora explicou os objetivos, o modo de apresentação,
as razões da pesquisa e oferece um caminho para o entendimento
do trabalho pesquisado. Durante a introdução a pesquisadora
procurou convencer o professor do Ensino Fundamental a acreditar
na possibilidade de uma educação continuada através
da Arte e a utilizar Artes como a 'OVERDISCIPLINA.
Apresentou também os motivos que a levaram a buscar uma opção
de educação continuada através do Ensino de
Arte para os Professores do Ensino Fundamental.
Na parte 2. chamada de "Descobrindo a Necessidade do Ensino
Contínuo da Arte", a pesquisadora apresentou reflexões
de como sentiu a necessidade do ensino de Artes para os Professores
do Ensino Fundamental e mostra como os alunos desses professores
podem ser beneficiados, desenvolvendo a criatividade, desenvolvendo
valores, abrindo as portas para um futuro sadio e com mais possibilidades
para uma vida melhor.
Na parte 3., chamada de "A Leitura de Imagem no Ensino Contínuo
da Arte", a pesquisadora apresentou aos professores do Ensino
Fundamental exemplos de Leitura de Imagem e sua Fundamentação
além de atividades práticas com as idéias defendidas
na parte 2. . Vinculou as idéias dos diversos autores estudados
com as idéias da pesquisadora, dando credibilidade às
pesquisas e às experiências práticas realizadas.
Na parte 4. apresentada como "Experiências da Arte Educadora
Cláudia Rieg Baron no Ensino Continuado da Arte", a
pesquisadora apresentou aos professores do Ensino Fundamental as
experiências que realizou antes durante e após o desenvolvimento
das pesquisas que resultaram nesta monografia e que de acordo com
a leitura de imagem e sua fundamentação apresentada
na parte 3. fizeram com que acreditasse e levasse adiante a idéia
de apresentar uma opção de Educação
continuada através do Ensinar Artes para os Professores do
Ensino Fundamental.
Na parte 5. a pesquisadora apresentou as atividades desenvolvidas
durante a pesquisa com a aplicação do "WORKSHOP
O ENSINO DA ARTE". Essas atividades foram realizadas em três
escolas diferentes, escola pública estadual, escola pública
municipal e escola particular, tentando atingir o maior número
de profissionais possível, com diversos níveis de
remuneração, tentando atingir profissionais de classes
sociais diferentes e que ministram aulas para alunos de comunidades
com diferentes níveis sociais.
|
Essa preocupação com os níveis sociais de
professores e alunos foi para provar que a Arte desenvolve profissionais
e alunos de qualquer padrão de vida, principalmente profissionais
que atuam nas primeiras séries do Ensino Fundamental, que
possuem uma responsabilidade muito grande em ajudar a formar a personalidade
das crianças. O projeto mostra que Artes como Overdisciplina
pode evitar a fragmentação do conhecimento e ajuda
na formação de pessoas com um pensamento holístico.
Na parte 6., "Arte: A Overdisciplina do Ensino Fundamental",
a pesquisadora apresentou aos professores do Ensino Fundamental
a disciplina Arte como a Overdisciplina, apresentando uma definição
semântica das palavras "over, arte e disciplina"
com as quais justificou a palavra "Overdisciplina". Apresentou
exemplos de como tornar realidade o relacionamento de Artes com
os diversos conhecimentos ensinados no Ensino Fundamental. Os exemplos
apresentados são de atividades desenvolvidas pela própria
pesquisadora junto a alunos da primeira a oitava série do
Ensino Fundamental que apresentaram resultados surpreendentes quanto
a motivação e a auto estima desenvolvida pelos alunos
participantes das aulas. Outra forma de avaliar a importância
e interesse que os alunos apresentaram, foi através dos trabalhos
apresentados pelos alunos em diversas exposições realizadas
na escola e fora dela. O estímulo também foi criado
com as oportunidades que surgiram em participar de diversos concursos
e as premiações alcançadas pelos alunos participantes,
como Feira de Matemática. Estimulada pelo entusiasmo que
os alunos apresentaram após participarem de diversos concursos
e feiras, a pesquisadora procurou iniciar um relacionamento entre
a escola e empresas propondo que trabalhos desenvolvidos na escola
pelos alunos fossem comprados pelas empresas. Acredita-se que os
exemplos apresentados juntamente com a fundamentação
teórica são fatos evidentes na transformação
que poderemos alcançar colocando em prática esse projeto.
Finalmente, para que esse projeto produza resultados imediatos,
num prazo relativamente curto, este deve ser iniciado em diversas
frentes. Inicialmente a pesquisadora sugere disponibilizar essa
monografia para
leitura e consulta pedagógica em diversos
locais freqüentados por profissionais da educação,
principalmente cursos que formam professores do Ensino Fundamental.
Como forma de divulgar e ensinar Arte como educação
continuada para os professores do Ensino Fundamental, objetivo principal
dessa monografia, a pesquisadora oferece o "WORKSHOP O ENSINO
DA ARTE" como uma oportunidade de ensinar Artes para professores
do Ensino Fundamental que já atuam nas escolas tanto particulares
como públicas, para que possam passar a ensinar e aprender
Artes juntamente com as crianças que atualmente são
seus alunos. Simultaneamente, a pesquisadora propõe ensinar
mais Arte nos cursos destinados a formar professores para o Ensino
Fundamental, independente da disciplina, e em especial os que formam
profissionais para lecionar nas primeiras quatro séries e
educação infantil incluindo-se também os cursos
que formam professores para ensinar Português, Matemática,
História, Geografia, Ciências, Filosofia, Língua
Estrangeira e outras mais que atingem os alunos do Ensino Fundamental.
A pesquisadora acredita que essa é uma alternativa praticável
e eficaz para tornar realidade o sonho de que "O Ensino da
Arte para professores do Ensino Fundamental'', visa tornar o processo
ensino/aprendizagem e a construção do conhecimento
mais significativo e completo.
|