![]() |
CLAARTES PRODUÇÃO ARTÍSTICA E EDITORIAL
|
ATUALIZADO EM 10 FEV 2002 |
O ENSINO DA ARTE PARA PROFESSORES DO
ENSINO FUNDAMENTAL
Abaixo apresentamos o índice completo do livro, com os títulos e os assuntos tratados. Recomendamos ler e observar os assuntos abordados como forma de obter a certeza de estar realizando uma excelente aquisição que poderá auxiliar na sublime missão de ensinar e aprender. |
SUMÁRIO |
||
FOLHA DE AVALIAÇÃO.................................................................. |
iii |
|
AGRADECIMENTOS........................................................................ |
iv |
|
SUMÁRIO........................................................................................... |
vi |
|
LISTA DE ILUSTRAÇÕES................................................................ |
x |
|
RESUMO............................................................................................. | xvi | |
PENSAMENTO GUIA....................................................................... |
xvii |
|
1. |
INTRODUÇÃO................................................................................... |
018 |
1.1 |
OBJETIVO........................................................................................... |
019 |
1.2 |
ENSINANDO PARA UM APRENDER CONTINUADO................... |
020 |
1.3 |
QUESTIONANDO AS TRANSFORMAÇÕES E MUDANÇAS DO ENSINO ATRAVÉS DA ARTE........................................................... |
021 |
1.4 |
UM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ARTE.......................... |
024 |
1.5 |
A PESQUISA "O ENSINO DA ARTE PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL"............................................................... |
025 |
1.6 |
A ORGANIZAÇÃO DA MONOGRAFIA "O ENSINO DA ARTE PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL"............................ |
028 |
2. |
DESCOBRINDO A NECESSIDADE DO ENSINO CONTÍNUO DA ARTE.................................................................................................. |
031 |
2.1 |
A NECESSIDADE DA EDUCAÇÃO CONTINUADA..................... |
032 |
2.2 |
O ENCONTRO COM A ARTE NA ESCOLA................................... |
034 |
2.3 |
A IMPORTÂNCIA EM MOSTRAR OS TRABALHOS PARA A COMUNIDADE.................................................................................. |
037 |
2.4 | CONSTRUINDO UM MUNDO MELHOR........................................ | 039 |
2.5 |
OVERDISCIPLINARIDADE................................................................ |
042 |
2.6 |
A DIVERSIDADE EM ARTES............................................................. |
045 |
3. |
A LEITURA DE IMAGEM NO ENSINO CONTÍNUO DA ARTE |
047 |
3.1 |
A LEITURA DE IMAGEM E SUA CONTRIBUIÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS............................................................... |
048 |
3.2 |
A TROCA DE CONHECIMENTOS..................................................... |
051 |
3.3 |
ARTE, UMA MANEIRA PARA ALIVIAR TENSÕES......................... |
052 |
3.4 |
MAIS ARTE, MAIS AUTO ESTIMA, MAIS APRENDIZAGEM........ |
058 |
3.5 |
A IMAGEM FIXA.................................................................................. |
062 |
3.5.1 |
LEITURA DE IMAGEM FIXA Iª ESCOLA DO COLÉGIO CÔNSUL CARLOS RENAUX............................................................ |
063 |
3.5.2 |
LEITURA DE IMAGEM FIXA IIª ESCOLA DO COLÉGIO CÔNSUL CARLOS RENAUX............................................................. |
066 |
3.5.3 |
LEITURA DE IMAGEM FIXA - ESCULTURA................................ |
067 |
3.6 |
A IMAGEM MÓVEL........................................................................... |
072 |
3.6.1 |
LEITURA DE IMAGEM DO FILME "BEM AMADA"(BELOVED) |
073 |
3.7 |
UM MOTIVO PARA A LEITURA DE IMAGEM.............................. |
079 |
4. |
EXPERIÊNCIAS DA ARTE EDUCADORA CLÁUDIA RIEG BARON NO ENSINO CONTINUADO DA ARTE........................ |
081 |
4.1 |
IDENTIFICANDO AS EXPERIÊNCIAS DA ARTE EDUCADORA CLÁUDIA RIEG BARON COM O ENSINO DE ARTE PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL................................ |
082 |
4.2 | MOTIVAÇÃO PARA ARTE................................................................ | 084 |
4.3 |
O CONHECIMENTO ATRAVÉS DA ARGILA................................... |
088 |
4.4 |
ENSINAR A OBSERVAR.................................................................... |
092 |
4.5 |
AS RIQUEZAS DA PINTURA............................................................. |
094 |
4.6 |
XILOGRAVURA: A ARTE DE EXPLORAR CLAROS/ ESCUROS |
101 |
4.7 |
O SABER OUVIR................................................................................. |
104 |
4.8 |
AS EXPRESSÕES DO NOSSO ROSTO.............................................. |
106 |
4.9 |
COMO DESENHAR UM ROSTO........................................................ |
111 |
5. |
WORKSHOP "O ENSINO DA ARTE"............................................ |
117 |
5.1 |
APRESENTAÇÃO DO WORKSHOP "O ENSINO DA ARTE"......... |
118 |
5.2 |
O PROJETO COM PROFESSORES DE COLÉGIO PARTICULAR.. |
119 |
5.2.1 |
OS PROFESSORES DA ESCOLA PARTICULAR QUEREM APRENDER MAIS ARTE................................................................... |
128 |
5.2.2 |
DEPOIMENTOS DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL APÓS PRÁTICA EM SALA DE AULA................. |
129 |
5.3 |
CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL.......... |
137 |
5.3.1 |
AUMENTANDO OS CONHECIMENTOS EM ARTE DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL............. |
148 |
5.4 |
ARTE EM PARCERIA COM OUTRAS DISCIPLINAS E COM O PROFESSOR REGENTE DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL....... |
150 |
6. |
ARTE: A OVERDISCIPLINA DO ENSINO FUNDAMENTAL.... |
153 |
6.1 |
ARTE, UMA OVERDISCIPLINA......................................................... |
154 |
6.2 | O DESCARTÁVEL DANDO ASAS A CRIATIVIDADE..................... | 156 |
6.3 |
OFICINAS DE ARTE: O ENVOLVIMENTO DE ALUNOS DE ESCOLAS DIFERENTES...................................................................... |
161 |
6.4 |
ARTES ENRIQUECENDO E EMBELEZANDO A MATEMÁTICA.... |
163 |
7. |
CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................... |
172 |
8. |
GLOSSÁRIO....................................................................................... |
177 |
9. |
REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS.................................................. |
181 |
10. |
CLÁUDIA RIEG BARON................................................................... |
184 |
LISTA DE ILUSTRAÇÕES |
||
2. |
DESCOBRINDO A NECESSIDADE DO ENSINO CONTÍNUO DA ARTE..................................................................................................... |
031 |
F 01 |
ESCULTURA "OS QUATRO ESTILOS" EM ARGILA....................... |
042 |
F 02 |
ESCULTURA "OS QUATRO ESTILOS" COBERTA COM RESINA.. |
042 |
3. |
A LEITURA DE IMAGEM NO ENSINO CONTÍNUO DA ARTE. |
047 |
F 03 |
DESENHO "A EXPLOSÃO"............................................................... |
054 |
F 04 |
DESENHO "O SUFOCO".................................................................... |
054 |
F 05 |
DESENHO "O ALÍVIO"...................................................................... |
055 |
F 06 |
EXPOSIÇÃO E FOTO DA ALUNA CLAUDETE ULLRICH VENSKE |
055 |
F 07 |
ESCOLA PE. THEODORO BECKER EM 1998................................... |
060 |
F 08 |
ESCOLA PE. THEODORO BECKER EM 2000................................... |
061 |
F 09 |
PAINEL CRIADO PELA ALUNA ANA CARINE KARING DA ESCOLA PE. THEODORO BECKER.................................................. |
061 |
F 10 |
PAINEL CRIADO PELA ALUNA LUANA BITENCOURT DA ESCOLA PE. THEODORO BECKER.................................................. |
061 |
F 11 |
FOTO DO QUADRO DA Iª ESCOLA DO COLÉGIO CÔNSUL CARLOS RENAUX............................................................. |
064 |
F 12 |
FOTO DO QUADRO DA IIª ESCOLA DO COLÉGIO CÔNSUL CARLOS RENAUX............................................................. |
066 |
F 13 |
ESCULTURA EM CERÂMICA "CARINHO E ABRAÇO".................. |
069 |
F 14 |
ESCULTURA EM CERÂMICA "CARINHO E ABRAÇO".................. |
069 |
4. |
EXPERIÊNCIAS DA ARTE EDUCADORA CLÁUDIA RIEG BARON NO ENSINO CONTINUADO DA ARTE........................ |
081 |
F 15 |
EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DE ARTES DE ESCOLAS DE GUABIRUBA...................................................................................... |
086 |
F 16 |
EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DE ARTES DE ESCOLAS DE GUABIRUBA...................................................................................... |
086 |
F 17 |
ARTISTA KARL GUNTHER DEICHMANN MOLDANDO ARGILA. |
089 |
F 18 |
DESENHO DE OBSERVAÇÃO DE ANGELA BARON....................... |
094 |
F 19 |
TELA "CASA TÍPICA FAMÍLIA KORMANN"................................... |
097 |
F 20 |
TELA "A LENDA".............................................................................. |
097 |
F 21 |
TELA "ALVO DA VIDA".................................................................... |
098 |
F 22 |
TELA "PAISAGEM DA BAHIA"......................................................... |
098 |
F 23 |
TELA "MINI FAZENDA COLCCI"...................................................... |
099 |
F 24 |
TELA "JARRA DE VINHO"................................................................ |
099 |
F 25 |
TELA "O RIACHO"............................................................................. |
100 |
F 26 |
XILOGRAVURA................................................................................. |
103 |
F 27 |
FOTOS DE ALUNOS NO TRABALHO REPRESENTANDO EXPRESSÕES DE ROSTO-"EXPRESSÃO DA RAIVA".................... |
107 |
F 28 |
FOTOS DE ALUNOS NO TRABALHO REPRESENTANDO EXPRESSÕES DE ROSTO-"EXPRESSÃODO SORRISO"................. |
107 |
F 29 |
FOTOS DE ALUNOS NO TRABALHO REPRESENTANDO EXPRESSÕES DE ROSTO-"EXPRESSÃO DO EXTASE".................. |
108 |
F 30 | FOTOS DE ALUNOS NO TRABALHO REPRESENTANDO EXPRESSÕES DE ROSTO-"EXPRESSÃO NORMAL"...................... | 108 |
F 31 |
FOTOS DE ALUNOS NO TRABALHO REPRESENTANDO EXPRESSÕES DE ROSTO-"EXPRESSÃO DE ESPANTO"............... |
108 |
F 32 |
TRABALHOS DOS ALUNOS DA ESCOLA JOÃO HENSEN............ |
111 |
F 33 |
TRABALHOS DOS ALUNOS DA ESCOLA JOÃO HENSEN............ |
111 |
F 34 |
DESENHO COM LÁPIS 6B DO ROSTO DE ANGELA BARON........ |
112 |
F 35 |
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS DA ESCOLA ARTHUR WIPEL................................................................................ |
115 |
F 36 |
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS DA ESCOLA ARTHUR WIPEL NA IIIª DE MATEMÁTICA................................... |
115 |
5. |
WORKSHOP "O ENSINO DA ARTE"............................................. |
117 |
F 37 |
ENCONTRO DE PROFESSORES DO COLÉGIO CÔNSUL CARLOS RENAUX............................................................................................... |
119 |
F 38 |
TRABALHO EM EQUIPE DOS PROFESSORES DO COLÉGIO CÔNSUL CARLOS RENAUX............................................................. |
120 |
F 39 |
COMPOSIÇÕES COM CACOS DE MADEIRA DE ALUNOS DA ESCOLA PROFESSOR ARTHUR WIPEL........................................... |
122 |
F 40 |
ESCULTURAS COM CACOS DE DE MADEIRA DE PROFESSORES DO COLÉGIO CÔNSUL CARLOS RENAUX..................................... |
124 |
F 41 |
EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DOS PROFESSORES DO COLÉGIO CÔNSUL CARLOS RENAUX............................................................. |
124 |
F 42 | FOTO DE TRABALHOS EM EQUIPE DE PROFESSORES DO COLÉGIO CÔNSUL CARLOS RENAUX........................................... | 125 |
F 43 |
TRABALHOS EM ARGILA DOS PROFESSORES DO COLÉGIO CÔNSUL CARLOS RENAUX............................................................. |
125 |
F 44 |
MODELAGEM DE VASO EM ARGILA ............................................ |
126 |
F 45 |
MODELAGEM DE ESCULTURA....................................................... |
126 |
F 46 |
TRABALHOS DE DESENHO DOS PROFESSORES DO COLÉGIO CÔNSUL CARLOS RENAUX............................................................. |
127 |
F 47 |
EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS E AULAS DE CRIAÇÃO DOS ALUNOS DA PROFESSORA SILVANA W ZEN................................ |
133 |
F 48 |
ATIVIDADE DE EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DOS ALUNOS DA PROFESSORA SILVANA W ZEN 3ª SÉRIE ENSINO FUNDAMENTAL TURMA 133.......................................................... |
133 |
F 49 |
FOTO DE ALUNOS DURANTE A EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS |
133 |
F 50 |
TRABALHO EM EQUIPE DE ALUNOS DA TURMA 133................. |
134 |
F 51 |
ATIVIDADES DE CONSTRUÇÃO DE TRABALHOS DOS ALUNOS DA PROFESSORA ELIANE KLABUNDE HABITZREUTER DA Iª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL TURMA 112.......................... |
136 |
F 52 |
EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS DA Iª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL TURMA 112........................................... |
136 |
F 53 |
TRABALHOS EM EQUIPE DE PROFESSORES DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR CARLOS MAFFEZZOLLI........ |
139 |
F 54 | DESENHO DE ROSTOS REALIZADO POR PROFESSORES DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR CARLOS MAFFEZZOLLI................................................................................... |
140 |
F 55 |
FOTO DE DESENHOS DE SURREALISMO DE PROFESSORES DA ESCOLA DE E. B. PROFESSOR CARLOS MAFFEZZOLLI............ |
141 |
F 56 |
FOTO DE DESENHOS DE SURREALISMO DE PROFESSORES DA ESCOLA DE E. B. PROFESSOR CARLOS MAFFEZZOLLI............. |
142 |
F 57 |
TRABALHOS DIVERSOS REALIZADOS POR PROFESSORES DA ESCOLA DE E. B. PROFESSOR CARLOS MAFFEZZOLLI............. |
143 |
F 58 |
FOTO DE PROFESSORES DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR CARLOS MAFEZZOLLI E SEUS TRABALHOS......... |
143 |
F 59 |
FOTO DE PROFESSORES DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR CARLOS MAFEZZOLLI E SEUS TRABALHOS......... |
144 |
F 60 |
FOTO DE UM TRABALHO EM EQUIPE DE PROFESSORES DA ESCOLA DE E. B. PROFESSOR CARLOS MAFFEZZOLLI............... |
145 |
F 61 |
FOTO DE UM TRABALHO EM EQUIPE DE PROFESSORES DA ESCOLA DE E. B. PROFESSOR CARLOS MAFFEZZOLLI............... |
145 |
F 62 |
ESCULTURA MOLDADA EM EQUIPE POR PROFESSORES DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR CARLOS MAFFEZZOLLI................................................................................... |
147 |
F 63 |
FOTO FOS PROFESSORES DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR CARLOS MAFFEZZOLLI E A ESCULTURA............... |
147 |
F 64 |
DESENHO DE RITIANE FISCHER.................................................... |
149 |
6. |
ARTE: A OVERDISCIPLINA DO ENSINO FUNDAMENTAL.. |
153 |
F 65 |
TRABALHO COM ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL Pe. THEODORO BECKER....................................................................... |
158 |
F 66 |
ATIVIDADE DE ESCOLHA DE PEÇAS PARA CONSTRUIR UMA COMPOSIÇÃO................................................................................... |
159 |
F 67 |
ATIVIDADE DE ESCOLHA DE PEÇAS PARA CONSTRUIR UMA COMPOSIÇÃO................................................................................... |
159 |
F 68 |
EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DE ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL Pe. THEODORO BECKER...........................………… |
159 |
F 69 |
FOTO DA PROFESSORA ANGELA MERÍZIO................................. |
161 |
F 70 |
FOTO DE TRABALHOS DE ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOÃO JENSEN............................................................. |
163 |
F 71 |
TRABALHO DE GEOMETRIA DA ALUNA DAIANA GRACIELA RAISER DA ESCOLA Pe.THEODORO BECKER.............................. |
166 |
F 72 |
TRABALHO DE GEOMETRIA DO ALUNO EDINÍSIO CARDOSO DA ESCOLA MUNICIPAL Pe. THEODORO BECKER..................... |
167 |
F 73 |
TRABALHO DE GEOMETRIA DO ALUNO MARCELO MAICON KESSLER DA ESCOLA Pe. THEODORO BECKER.......................... |
167 |
F 74 |
EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DE GEOMETRIA DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL Pe.THEODORO BECKER..................... |
168 |
|