De Olho na Arte de Aprender Arte para Ensinar com Arte

CLAARTES PRODUÇÃO ARTÍSTICA E EDITORIAL

CLÁUDIA RIEG BARON - Artista e Arte Educadora

ATUALIZADO EM 10 FEV 2002

BUSCA

MAPA DO SITE

O ENSINO DA ARTE PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

     Abaixo apresentamos o índice completo do livro, com os títulos e os assuntos tratados. Recomendamos ler e observar os assuntos abordados como forma de obter a certeza de estar realizando uma excelente aquisição que poderá auxiliar na sublime missão de ensinar e aprender.

 

SUMÁRIO

 
 

FOLHA DE AVALIAÇÃO..................................................................

iii

 

AGRADECIMENTOS........................................................................

iv

 

SUMÁRIO...........................................................................................

vi

 

LISTA DE ILUSTRAÇÕES................................................................

x

  RESUMO............................................................................................. xvi
 

PENSAMENTO GUIA.......................................................................

xvii

1.

INTRODUÇÃO...................................................................................

018

1.1

OBJETIVO...........................................................................................

019

1.2

ENSINANDO PARA UM APRENDER CONTINUADO...................

020

1.3

QUESTIONANDO AS TRANSFORMAÇÕES E MUDANÇAS DO ENSINO ATRAVÉS DA ARTE...........................................................

021

1.4

UM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ARTE..........................

024

1.5

A PESQUISA "O ENSINO DA ARTE PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL"...............................................................

 

025

1.6

A ORGANIZAÇÃO DA MONOGRAFIA "O ENSINO DA ARTE PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL"............................

 

028

2.

DESCOBRINDO A NECESSIDADE DO ENSINO CONTÍNUO DA ARTE..................................................................................................

031

2.1

A NECESSIDADE DA EDUCAÇÃO CONTINUADA.....................

032

2.2

O ENCONTRO COM A ARTE NA ESCOLA...................................

034

2.3

A IMPORTÂNCIA EM MOSTRAR OS TRABALHOS PARA A

COMUNIDADE..................................................................................

 

037

2.4 CONSTRUINDO UM MUNDO MELHOR........................................ 039

2.5

OVERDISCIPLINARIDADE................................................................

042

2.6

A DIVERSIDADE EM ARTES.............................................................

045

3.

A LEITURA DE IMAGEM NO ENSINO CONTÍNUO DA ARTE

047

3.1

A LEITURA DE IMAGEM E SUA CONTRIBUIÇÃO NAS

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS...............................................................

 

048

3.2

A TROCA DE CONHECIMENTOS.....................................................

051

3.3

ARTE, UMA MANEIRA PARA ALIVIAR TENSÕES.........................

052

3.4

MAIS ARTE, MAIS AUTO ESTIMA, MAIS APRENDIZAGEM........

058

3.5

A IMAGEM FIXA..................................................................................

062

3.5.1

LEITURA DE IMAGEM FIXA Iª ESCOLA DO COLÉGIO

CÔNSUL CARLOS RENAUX............................................................

 

063

3.5.2

LEITURA DE IMAGEM FIXA IIª ESCOLA DO COLÉGIO

CÔNSUL CARLOS RENAUX.............................................................

066

3.5.3

LEITURA DE IMAGEM FIXA - ESCULTURA................................

067

3.6

A IMAGEM MÓVEL...........................................................................

072

3.6.1

LEITURA DE IMAGEM DO FILME "BEM AMADA"(BELOVED)

073

3.7

UM MOTIVO PARA A LEITURA DE IMAGEM..............................

079

 

4.

 

EXPERIÊNCIAS DA ARTE EDUCADORA CLÁUDIA RIEG BARON NO ENSINO CONTINUADO DA ARTE........................

 

081

4.1

IDENTIFICANDO AS EXPERIÊNCIAS DA ARTE EDUCADORA

CLÁUDIA RIEG BARON COM O ENSINO DE ARTE PARA

PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL................................

 

 

082

4.2 MOTIVAÇÃO PARA ARTE................................................................ 084

4.3

O CONHECIMENTO ATRAVÉS DA ARGILA...................................

088

4.4

ENSINAR A OBSERVAR....................................................................

092

4.5

AS RIQUEZAS DA PINTURA.............................................................

094

4.6

XILOGRAVURA: A ARTE DE EXPLORAR CLAROS/ ESCUROS

101

4.7

O SABER OUVIR.................................................................................

104

4.8

AS EXPRESSÕES DO NOSSO ROSTO..............................................

106

4.9

COMO DESENHAR UM ROSTO........................................................

111

5.

WORKSHOP "O ENSINO DA ARTE"............................................

117

5.1

APRESENTAÇÃO DO WORKSHOP "O ENSINO DA ARTE".........

118

5.2

O PROJETO COM PROFESSORES DE COLÉGIO PARTICULAR..

119

5.2.1

OS PROFESSORES DA ESCOLA PARTICULAR QUEREM APRENDER MAIS ARTE...................................................................

128

5.2.2

DEPOIMENTOS DOS PROFESSORES DO ENSINO

FUNDAMENTAL APÓS PRÁTICA EM SALA DE AULA.................

129

5.3

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL..........

137

5.3.1

AUMENTANDO OS CONHECIMENTOS EM ARTE DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL.............

148

5.4

ARTE EM PARCERIA COM OUTRAS DISCIPLINAS E COM O PROFESSOR REGENTE DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL.......

150

6.

ARTE: A OVERDISCIPLINA DO ENSINO FUNDAMENTAL....

153

6.1

ARTE, UMA OVERDISCIPLINA.........................................................

154

6.2 O DESCARTÁVEL DANDO ASAS A CRIATIVIDADE..................... 156

6.3

OFICINAS DE ARTE: O ENVOLVIMENTO DE ALUNOS DE ESCOLAS DIFERENTES......................................................................

161

6.4

ARTES ENRIQUECENDO E EMBELEZANDO A MATEMÁTICA....

163

7.

CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................

172

8.

GLOSSÁRIO.......................................................................................

177

9.

REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS..................................................

181

10.

CLÁUDIA RIEG BARON...................................................................

184

 

 

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

 

2.

DESCOBRINDO A NECESSIDADE DO ENSINO CONTÍNUO DA ARTE.....................................................................................................

031

F 01

ESCULTURA "OS QUATRO ESTILOS" EM ARGILA.......................

042

F 02

ESCULTURA "OS QUATRO ESTILOS" COBERTA COM RESINA..

042

3.

A LEITURA DE IMAGEM NO ENSINO CONTÍNUO DA ARTE.

047

F 03

DESENHO "A EXPLOSÃO"...............................................................

054

F 04

DESENHO "O SUFOCO"....................................................................

054

F 05

DESENHO "O ALÍVIO"......................................................................

055

F 06

EXPOSIÇÃO E FOTO DA ALUNA CLAUDETE ULLRICH VENSKE

055

F 07

ESCOLA PE. THEODORO BECKER EM 1998...................................

060

F 08

ESCOLA PE. THEODORO BECKER EM 2000...................................

061

F 09

PAINEL CRIADO PELA ALUNA ANA CARINE KARING DA ESCOLA PE. THEODORO BECKER..................................................

061

F 10

PAINEL CRIADO PELA ALUNA LUANA BITENCOURT DA ESCOLA PE. THEODORO BECKER..................................................

061

F 11

FOTO DO QUADRO DA Iª ESCOLA DO COLÉGIO

CÔNSUL CARLOS RENAUX.............................................................

064

F 12

FOTO DO QUADRO DA IIª ESCOLA DO COLÉGIO

CÔNSUL CARLOS RENAUX.............................................................

066

F 13

ESCULTURA EM CERÂMICA "CARINHO E ABRAÇO"..................

069

F 14

ESCULTURA EM CERÂMICA "CARINHO E ABRAÇO"..................

069

 

4.

 

EXPERIÊNCIAS DA ARTE EDUCADORA CLÁUDIA RIEG BARON NO ENSINO CONTINUADO DA ARTE........................

 

081

F 15

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DE ARTES DE ESCOLAS DE GUABIRUBA......................................................................................

086

F 16

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DE ARTES DE ESCOLAS DE GUABIRUBA......................................................................................

086

F 17

ARTISTA KARL GUNTHER DEICHMANN MOLDANDO ARGILA.

089

F 18

DESENHO DE OBSERVAÇÃO DE ANGELA BARON.......................

094

F 19

TELA "CASA TÍPICA FAMÍLIA KORMANN"...................................

097

F 20

TELA "A LENDA"..............................................................................

097

F 21

TELA "ALVO DA VIDA"....................................................................

098

F 22

TELA "PAISAGEM DA BAHIA".........................................................

098

F 23

TELA "MINI FAZENDA COLCCI"......................................................

099

F 24

TELA "JARRA DE VINHO"................................................................

099

F 25

TELA "O RIACHO".............................................................................

100

F 26

XILOGRAVURA.................................................................................

103

F 27

FOTOS DE ALUNOS NO TRABALHO REPRESENTANDO EXPRESSÕES DE ROSTO-"EXPRESSÃO DA RAIVA"....................

107

F 28

FOTOS DE ALUNOS NO TRABALHO REPRESENTANDO EXPRESSÕES DE ROSTO-"EXPRESSÃODO SORRISO".................

107

F 29

FOTOS DE ALUNOS NO TRABALHO REPRESENTANDO EXPRESSÕES DE ROSTO-"EXPRESSÃO DO EXTASE"..................

108

F 30 FOTOS DE ALUNOS NO TRABALHO REPRESENTANDO EXPRESSÕES DE ROSTO-"EXPRESSÃO NORMAL"...................... 108

F 31

FOTOS DE ALUNOS NO TRABALHO REPRESENTANDO EXPRESSÕES DE ROSTO-"EXPRESSÃO DE ESPANTO"...............

108

F 32

TRABALHOS DOS ALUNOS DA ESCOLA JOÃO HENSEN............

111

F 33

TRABALHOS DOS ALUNOS DA ESCOLA JOÃO HENSEN............

111

F 34

DESENHO COM LÁPIS 6B DO ROSTO DE ANGELA BARON........

112

F 35

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS DA ESCOLA ARTHUR WIPEL................................................................................

115

F 36

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS DA ESCOLA ARTHUR WIPEL NA IIIª DE MATEMÁTICA...................................

115

 

5.

 

WORKSHOP "O ENSINO DA ARTE".............................................

 

117

F 37

ENCONTRO DE PROFESSORES DO COLÉGIO CÔNSUL CARLOS RENAUX...............................................................................................

119

F 38

TRABALHO EM EQUIPE DOS PROFESSORES DO COLÉGIO CÔNSUL CARLOS RENAUX.............................................................

120

F 39

COMPOSIÇÕES COM CACOS DE MADEIRA DE ALUNOS DA ESCOLA PROFESSOR ARTHUR WIPEL...........................................

122

F 40

ESCULTURAS COM CACOS DE DE MADEIRA DE PROFESSORES DO COLÉGIO CÔNSUL CARLOS RENAUX.....................................

124

F 41

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DOS PROFESSORES DO COLÉGIO CÔNSUL CARLOS RENAUX.............................................................

124

F 42 FOTO DE TRABALHOS EM EQUIPE DE PROFESSORES DO COLÉGIO CÔNSUL CARLOS RENAUX........................................... 125

F 43

TRABALHOS EM ARGILA DOS PROFESSORES DO COLÉGIO CÔNSUL CARLOS RENAUX.............................................................

125

F 44

MODELAGEM DE VASO EM ARGILA ............................................

126

F 45

MODELAGEM DE ESCULTURA.......................................................

126

F 46

TRABALHOS DE DESENHO DOS PROFESSORES DO COLÉGIO CÔNSUL CARLOS RENAUX.............................................................

127

F 47

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS E AULAS DE CRIAÇÃO DOS ALUNOS DA PROFESSORA SILVANA W ZEN................................

133

F 48

ATIVIDADE DE EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DOS ALUNOS DA PROFESSORA SILVANA W ZEN 3ª SÉRIE ENSINO FUNDAMENTAL TURMA 133..........................................................

 

133

F 49

FOTO DE ALUNOS DURANTE A EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS

133

F 50

TRABALHO EM EQUIPE DE ALUNOS DA TURMA 133.................

134

F 51

ATIVIDADES DE CONSTRUÇÃO DE TRABALHOS DOS ALUNOS DA PROFESSORA ELIANE KLABUNDE HABITZREUTER DA Iª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL TURMA 112..........................

 

136

F 52

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS DA Iª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL TURMA 112...........................................

136

F 53

TRABALHOS EM EQUIPE DE PROFESSORES DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR CARLOS MAFFEZZOLLI........

139

F 54 DESENHO DE ROSTOS REALIZADO POR PROFESSORES DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR CARLOS MAFFEZZOLLI...................................................................................  

140

F 55

FOTO DE DESENHOS DE SURREALISMO DE PROFESSORES DA ESCOLA DE E. B. PROFESSOR CARLOS MAFFEZZOLLI............

141

F 56

FOTO DE DESENHOS DE SURREALISMO DE PROFESSORES DA ESCOLA DE E. B. PROFESSOR CARLOS MAFFEZZOLLI.............

142

F 57

TRABALHOS DIVERSOS REALIZADOS POR PROFESSORES DA ESCOLA DE E. B. PROFESSOR CARLOS MAFFEZZOLLI.............

143

F 58

FOTO DE PROFESSORES DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR CARLOS MAFEZZOLLI E SEUS TRABALHOS.........

143

F 59

FOTO DE PROFESSORES DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR CARLOS MAFEZZOLLI E SEUS TRABALHOS.........

144

F 60

FOTO DE UM TRABALHO EM EQUIPE DE PROFESSORES DA ESCOLA DE E. B. PROFESSOR CARLOS MAFFEZZOLLI...............

145

F 61

FOTO DE UM TRABALHO EM EQUIPE DE PROFESSORES DA ESCOLA DE E. B. PROFESSOR CARLOS MAFFEZZOLLI...............

145

F 62

ESCULTURA MOLDADA EM EQUIPE POR PROFESSORES DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR CARLOS MAFFEZZOLLI...................................................................................

 

147

F 63

FOTO FOS PROFESSORES DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR CARLOS MAFFEZZOLLI E A ESCULTURA...............

147

F 64

DESENHO DE RITIANE FISCHER....................................................

149

 

6.

 

ARTE: A OVERDISCIPLINA DO ENSINO FUNDAMENTAL..

 

153

F 65

TRABALHO COM ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL Pe. THEODORO BECKER.......................................................................

158

F 66

ATIVIDADE DE ESCOLHA DE PEÇAS PARA CONSTRUIR UMA COMPOSIÇÃO...................................................................................

159

F 67

ATIVIDADE DE ESCOLHA DE PEÇAS PARA CONSTRUIR UMA COMPOSIÇÃO...................................................................................

159

F 68

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DE ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL Pe. THEODORO BECKER...........................…………

159

F 69

FOTO DA PROFESSORA ANGELA MERÍZIO.................................

161

F 70

FOTO DE TRABALHOS DE ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOÃO JENSEN.............................................................

163

F 71

TRABALHO DE GEOMETRIA DA ALUNA DAIANA GRACIELA RAISER DA ESCOLA Pe.THEODORO BECKER..............................

166

F 72

TRABALHO DE GEOMETRIA DO ALUNO EDINÍSIO CARDOSO DA ESCOLA MUNICIPAL Pe. THEODORO BECKER.....................

167

F 73

TRABALHO DE GEOMETRIA DO ALUNO MARCELO MAICON KESSLER DA ESCOLA Pe. THEODORO BECKER..........................

167

F 74

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DE GEOMETRIA DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL Pe.THEODORO BECKER.....................

168

PÁGINA INICIAL
ESCULTURAS
DESENHO DE ROSTOS
CASAS TÍPICAS
PINTURAS