![]() |
CLAARTES PRODUÇÃO ARTÍSTICA E EDITORIAL
|
ATUALIZADO EM 10 FEV 2002 |
3.
A LEITURA DE IMAGEM NO ENSINO CONTÍNUO DA ARTE 3.1
A LEITURA DE IMAGEM E SUA CONTRIBUIÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Uma
pergunta que ocorre é como a
Leitura de Imagem de uma obra
de Arte pode ajudar a um professor do
Ensino Fundamental a ensinar em sala de aula? Quando
se olha para uma obra de arte, vê-se um filme, lê-se um livro,
observa-se uma pintura ou escultura,
cria-se na mente uma série de pensamentos
que podem ser diferentes a cada vez que se repete a mesma atividade
de ver e observar a obra de Arte. Ao ato de observar e produzir
pensamentos novos pode ser chamado de Leitura de Imagem. A Leitura de
Imagem de uma obra de Arte pode
ser desenvolvida e incrementada permitindo que o observador consiga uma série
de informações e significados enriquecendo seus conhecimentos.
Percebe-se também que cada pessoa, de acordo com seu repertório e seu
modo de vida consegue ver o mesmo filme por exemplo, e interpreta-lo de
forma totalmente diferente de uma outra pessoa. Além disso, essa mesma
pessoa assistindo o mesmo filme no dia seguinte ou em outro momento,
produz uma descrição com idéias bem diferentes das que produziu quando
o viu pela primeira vez. Afinal,
o que é uma leitura de Imagem? Superficialmente
é a observação e análise visual, auditiva, táctil, sensorial e ou
através de outros sentidos
de uma obra de arte com a posterior produção de uma análise descritiva.
Inicialmente percebe-se a
obra finalizada, o resultado do trabalho produzido pelo artista. No
momento seguinte inicia-se uma
investigação sobre os meios utilizados pelo artista para produzi-la, e
por último busca-se a vida do artista. Os passos acima
diferem de pessoa para pessoa, mas nas aulas de Arte pode-se
produzir um caminho para munir os professores do Ensino Fundamental e
estes os seus alunos de informações e detalhes para produzir uma leitura
de Imagem mais ampla e profunda, abordando novos detalhes e novas informações.
A
importância das informações e dos detalhes que um professor do Ensino
Fundamental e ou aluno conseguem explorar em uma composição artística
através da observação e da Leitura de Imagem, é que elas são
individuais e diferentes para cada profissional e aluno, coincidindo as
vezes, e o papel do professor é fazer respeitar a leitura de imagem
produzida pelos alunos. O respeito pela opinião dos alunos, o fato de o
mesmo poder expô-la para o grande grupo, criam um laço de respeito e
consideração entre o professor e o aluno. A conseqüência desse
respeito cria no aluno o sentimento de se sentir importante e capaz e
assim a motivação e a auto estima se elevam. |
Este
capítulo, “Leitura de Imagem e sua Fundamentação” descreve diversas
atividades de Leitura de Imagem produzidas
pela pesquisadora com o objetivo de oferecer exemplos aos Arte Educadores
e professores do Ensino Fundamental das mais diversas disciplinas
curriculares, inclusive Artes, de
como explorar uma obra de Arte e os trabalhos dos alunos durante as aulas.
A leitura de Imagem oferece caminhos para a pluralidade de idéias e
ideologias coexistirem em um mesmo ambiente administrado pelo professor. Inicialmente a pesquisadora apresenta como fundamental para o processo de leitura de imagem acontecer, o subtítulo “A Troca de Conhecimentos” no qual coloca sua opinião de como produzir um relacionamento benéfico entre professor e aluno. Em seguida, no subtítulo “Arte, Uma Maneira de Aliviar Tensões”, apresenta uma atividade desenvolvida com uma aluna especial, que ao aprender pintura produziu uma Leitura de Imagem de suas próprias obras e em depoimentos apresenta seus sentimentos do momento em que produziu suas obras de Arte. A pesquisadora faz questão de apresentar este trabalho nesta monografia devido a importância que percebe na atitude de integrar pais nas atividades escolares e também apresentar que é possível fazer com que o professor do Ensino Fundamental exercite juntamente com os alunos a atividade de fazer uma leitura de imagem dos trabalhos artísticos produzidos durante as aulas. O professor do Ensino Fundamental exercita junto com os alunos a habilidade de falar sobre o próprio trabalho, mostrar os sentimentos e os motivos que o levaram a produzir dessa forma, e assim pode desenvolver o conhecimento de vender uma idéia e o ato de convencer outras pessoas, valor muito necessário para as pessoas neste novo século. Outra atividade desenvolvida pela pesquisadora e apresentada através do subtítulo “Mais Arte, Mais Auto-Estima, Mais Aprendizagem” , mostra como é possível motivar alunos transformando seu próprio ambiente escolar, partindo do ensino apresentando uma obra de um artista, a Leitura de Imagem dessa obra e a história desse artista, seguida do fazer artístico. Após as atividades acima nos quais explorou-se a Leitura de Imagem temos diversos exemplos como: A Imagem Fixa na qual realiza-se uma Leitura de Imagem de duas pinturas em óleo sobre tela, a Leitura de Imagem de uma escultura; a Leitura de Imagem Móvel na qual temos a atividade desenvolvida com o Filme “Bem Amada” (Beloved) filme originado do romance “Beloved” de Toni Morrisson. A validação das idéias e o suporte que encontramos em diversos autores, ou seja as fundamentações das atividades e das Leituras de Imagens exploradas, são apresentadas dentro dos subtítulos acima relatados. Acreditamos assim oferecer neste capítulo uma opção para enriquecer o repertório dos Arte Educadores em geral e dos professores do Ensino Fundamental em particular, na sua tarefa de educar e ensinar e ao mesmo tempo oferecer uma opção de aperfeiçoamento constante e aprendendo ao lado dos alunos.
|
|||||||
|