De Olho na Arte de Aprender Arte para Ensinar com Arte

CLAARTES PRODUÇÃO ARTÍSTICA E EDITORIAL

CLÁUDIA RIEG BARON - Artista e Arte Educadora

ATUALIZADO EM 10 FEV 2002

BUSCA

MAPA DO SITE

 

RESUMO

 

A monografia “O Ensino da Arte para Professores do Ensino Fundamental” visa dotar estes profissionais  de conhecimentos  em Arte que os tornarão mais capazes para transformar suas aulas em atividades  agradáveis e produtivas de forma a provocar nos alunos o desejo de freqüentar o ambiente escolar voluntariamente.

Simultaneamente visa oferecer aos profissionais do Ensino Fundamental uma opção de educação continuada em Arte estimulando e motivando-os a  um aperfeiçoamento constante.

A pesquisadora apresenta, através desta monografia, aos professores do Ensino Fundamental uma oportunidade para enriquecer seu repertório em Arte, através da aprendizagem de várias modalidades artísticas.Destacam-se na monografia a pintura, o desenho,a escultura com argila, a música, as artes cênicas e outras mais, que tornam suas aulas mais atraentes buscando a interligação entre as disciplinas, amenizando a fragmentação do ensino e com isso pode ser alcançado  um comparecimento espontâneo dos alunos.

 

Oferece-se aos profissionais do ensino fundamental uma ferramenta de auxílio na sua árdua tarefa de educar/orientar, aprender/ensinar, através da Arte, transformando as aulas em encontros criativos e produtivos sendo a que a Overdisciplina Arte pode ser a ponte para desenvolver a motivação e o comprometimento de professores e seus alunos

. Após pesquisa com professores do Ensino Fundamental de 03 escolas diferentes, escola particular, escola pública estadual e escola pública municipal, a   pesquisadora apresenta “Arte” como a “Overdisciplina”, pois acredita  que pode ser o caminho  ideal na concretização dos objetivos acima expostos.

Para um entendimento melhor a monografia foi subdivida em 06 capítulos apresentados a seguir.

O capítulo 1 apresenta a introdução com os objetivos e os motivos que levaram a pesquisadora a escolher o tema “O ensino de Arte para professores do Ensino Fundamental”.

O capítulo 2 apresenta a fundamentação teórica do trabalho e a forma de como a pesquisadora iniciou seus trabalhos como professora e arte educadora no Ensino Fundamental.

 

O capítulo 3 é especialmente dedicado a Leitura de Imagem pois esta é considerada, pela pesquisadora, como um conhecimento muito importante nas atividades que os professores do Ensino Fundamental desenvolvem em sala de aula e para motivar esses profissionais a uma educação continuada.

O capítulo 4 enriquece a monografia com as experiências que a pesquisadora desenvolveu em sala de aula como professora e arte educadora do Ensino Fundamental e muitas delas a levaram a fazer esta pesquisa.

O capítulo 5 apresenta a pesquisa e a atividade prática de Ensinar Arte aos Professores do Ensino Fundamental de três escolas diferentes, uma escola particular, uma escola pública municipal e outra escola pública estadual.

O capítulo 6  apresenta  a Overdisciplinaridade no Ensino Fundamental, uma idéia que a pesquisadora fundamentou na pesquisa realizada nas escolas e a qual demonstra ser possível através de atividades que desenvolveu e que são mostradas neste capítulo.

Por último, nas considerações finais, a pesquisadora reforça suas idéias de que é muito importante Ensinar Arte aos Professores do Ensino Fundamental,  oferecer a estes uma opção de educação continuada através de Arte ressaltando a idéia de que Arte pode ser a Overdisciplina ideal para o professor do Ensino Fundamental ensinar e aprender com mais prazer.

PÁGINA INICIAL
ESCULTURAS
DESENHO DE ROSTOS
CASAS TÍPICAS
PINTURAS