A
monografia “O Ensino da Arte para Professores do Ensino
Fundamental” visa dotar estes profissionais
de conhecimentos em
Arte que os tornarão mais capazes para transformar suas aulas em
atividades agradáveis
e produtivas de forma a provocar nos alunos o desejo de freqüentar
o ambiente escolar voluntariamente.
Simultaneamente visa
oferecer aos profissionais do Ensino Fundamental uma opção de
educação continuada em Arte estimulando e motivando-os a
um aperfeiçoamento constante.
A pesquisadora
apresenta, através desta monografia, aos professores do Ensino
Fundamental uma oportunidade para enriquecer seu repertório em
Arte, através da aprendizagem de várias modalidades artísticas.Destacam-se
na monografia a pintura, o desenho,a escultura com argila, a música,
as artes cênicas e outras mais, que tornam suas aulas mais
atraentes buscando a interligação entre as disciplinas, amenizando
a fragmentação do ensino e com isso pode ser alcançado
um comparecimento espontâneo dos alunos.
|
Oferece-se
aos profissionais do ensino fundamental uma ferramenta de auxílio
na sua árdua tarefa de educar/orientar, aprender/ensinar, através
da Arte, transformando as aulas em encontros criativos e produtivos
sendo a que a Overdisciplina Arte pode ser a ponte para desenvolver
a motivação e o comprometimento de professores e seus alunos
. Após pesquisa com
professores do Ensino Fundamental de 03 escolas diferentes, escola
particular, escola pública estadual e escola pública municipal, a pesquisadora apresenta “Arte” como a
“Overdisciplina”, pois acredita
que pode ser o caminho ideal
na concretização dos objetivos acima expostos.
Para um entendimento
melhor a monografia foi subdivida em 06 capítulos apresentados a
seguir.
O capítulo 1 apresenta
a introdução com os objetivos e os motivos que levaram a
pesquisadora a escolher o tema “O ensino de Arte para professores
do Ensino Fundamental”.
O capítulo 2 apresenta
a fundamentação teórica do trabalho e a forma de como a
pesquisadora iniciou seus trabalhos como professora e arte educadora
no Ensino Fundamental.
|
O capítulo 3 é
especialmente dedicado a Leitura de Imagem pois esta é considerada,
pela pesquisadora, como um conhecimento muito importante nas
atividades que os professores do Ensino Fundamental desenvolvem em
sala de aula e para motivar esses profissionais a uma educação
continuada.
O capítulo 4
enriquece a monografia com as experiências que a pesquisadora
desenvolveu em sala de aula como professora e arte educadora do
Ensino Fundamental e muitas delas a levaram a fazer esta pesquisa.
O capítulo 5
apresenta a pesquisa e a atividade prática de Ensinar Arte aos
Professores do Ensino Fundamental de três escolas diferentes, uma
escola particular, uma escola pública municipal e outra escola pública
estadual.
O capítulo 6
apresenta a
Overdisciplinaridade no Ensino Fundamental, uma idéia que a
pesquisadora fundamentou na pesquisa realizada nas escolas e a qual
demonstra ser possível através de atividades que desenvolveu e que
são mostradas neste capítulo.
Por último, nas
considerações finais, a pesquisadora reforça suas idéias de que
é muito importante Ensinar Arte aos Professores do Ensino
Fundamental, oferecer a
estes uma opção de educação continuada através de Arte
ressaltando a idéia de que Arte pode ser a Overdisciplina ideal
para o professor do Ensino Fundamental ensinar e aprender com mais
prazer.
|